Blog do @_ricardo

Cinema, economia, música e atualidades convergem aqui

Short Review: Super 8

leave a comment »

“Escrito e dirigido por JJ Abrams (o criador de Lost), produzido por Steven Spielberg”. A junção desses dois nomes seria a combinação ideal para um filme de ficção que pretendesse ousar. O resultado é que, embora seja bom em alguns pontos, Super 8 é tudo menos inovador.

A produção deste ano que conta a história de um misterioso ser que aparece em uma pequena cidade dos EUA e é vista pela ótica de um grupo de crianças metidas a produtores cinematográficos (aí o nome do filme, super 8 é um dos mais clássicos modelos de câmeras) traz bons momentos e tem um acabamento visual e enquadramentos (assim como noção de profundidade) excelentes.

As atuações são boas e os destaques são o grupo de garotos que se sai muito bem e Elle Fanning, que vem se mostrando uma das melhores atrizes mirins de Hollywood desde Somewhere.

Porém, se a técnica do filme e as atuações são boas o mesmo não se pode dizer do enredo, que quase compromete a película. Uma história ousada não pode ser construída a partir de tantos clichês. Obviamente, de alguns não se pode fugir, mas o abuso deles no filme (morte trágica da mãe do protagonista, cidade pequena – smallville, caixa d’água, pai policial-herói, projeto secreto do governo,….) tira toda a inovação – principal promessa do filme. Resta nos perguntarmos:

Quantos clichês um filme necessita para ganhar forma?

A resposta na ponta do lápis eu não sei, mas Super 8 claramente ultrapassou esse valor.

Nota: 3/5

Anúncios

Written by _ricardo

29/08/2011 às 21:58

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: