Blog do @_ricardo

Cinema, economia, música e atualidades convergem aqui

Oscar – O melhor filme: O Discurso do Rei vs. A Rede Social ou “Por que 2011 pode ser o novo 1941?”

leave a comment »

A rivalidade entre A Rede Social e O Discurso do Rei no Oscar (que se realizará dia 27 de fevereiro) é o assunto que domina as discussões da crítica e ganhou mais um capítulo: foi a oportuna e factual análise feita pelo New York Times, que classificou a Academia como uma instituição que dá preferência a filmes “do coração sobre os da cabeça”. Mesmo parecendo uma declaração exagerada, é inegável que exemplos não faltam para corroborar a tese.

Em 2011, temos o duelo entre O Discurso do Rei, um filme tradicional quanto a sua estrutura, biográfico e que prima por encantar o espectador pela trajetória do despreparado rei George que precisa melhorar sua dicção para levar seu povo à soberania, empregando uma dose de sentimentalismo a tela. Do outro lado está A Rede Social, que conta a história de forma mais moderna e, embora também biográfico, em nenhum momento faz questão de nos sensibilizar com a trajetória do protagonista, focando muito mais na sua caracterização psicológico e em como adequar a direção ao roteiro precipitado (mas excelente).

E, fazendo alusão ao título do post, foi em 1941 que ocorreu algo semelhante: How Green Was My Valley, um filme extremamente sentimental, mas comum em sua abordagem venceu outro que apenas contava, de modo particularmente novo, a história de um magnata dos meios de comunicação, mas que como em A Rede Social, deixou moralismos e sentimentalismos de lado. Mais tarde (e hoje, ainda) esse filme é reconhecido pela crítica como o melhor filme de todos os tempos, Cidadão Kane.

Neste Oscar, seus principais favoritos, tem muitos méritos de estarem lá e a rivalidade de nada se assemelha a do fraco ano de 2009 onde Quem Quer Ser um Milionário e O Curioso Caso de Benjamim Button duelavam para ver quem era o menos pior. Mas, fechar os olhos para uma obra altamente inventiva como A Rede Social, que é muito mais, que a-história-do-Facebook (argh!) levanta sérias duvidas para a instituição que se julga suprema em votações.

Ou, quem sabe, tudo isso não passe da birra que a Academia tem contra o Globo de Ouro que sempre premia filmes altamente contestáveis, como os recentes Desejo e Reparação, O Aviador e Avatar, mas que nesse ano, vejam só, escolheu A Rede Social.

Anúncios

Written by _ricardo

04/02/2011 às 00:24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: