Blog do @_ricardo

Cinema, economia, música e atualidades convergem aqui

Sociedade brasileira dos 140 caracteres

leave a comment »

Com as redes sociais, o estímulo a comunicação sem realmente saber quem é o interlocutor vem se intensificando e temos acompanhado uma mudança na forma de agir e externar as opiniões e características próprias dos usuários do Twitter, Facebook, Orkut e afins.

Recentemente, com a crise na segurança pública no Rio de Janeiro, a opinião do grande público se dividiu entre aqueles que se revoltaram com o ocorrido mas pensavam que não poderiam fazer nada a não ser ficar teorizando por que isso aconteceu e os notórios piadistas. O primeiro grupo claramente é liderado por José Padilha, que de uma hora para outra passou de diretor de Tropa de Elite para comentarista político e social da Rede Globo. Como alguém escreveu na Internet: “seria como entrevistasr Steven Spielberg (que produziu o filme ‘ET’) para comentar uma invasão extraterrestre”.

Enquanto isso, a outra metade das redes sociais viu essa situação de caos como uma oportunidade: “por que não criar um trocadilho ‘esperto’ fazendo piada da desgraça?” O problema é que muitos pensaram assim, e o que poderia ser engraçado mostrou um vazio na capacidade reflexiva do nosso povo. Do nosso povo que primeiro vota no Tiririca e depois quer mandar ele embora. Do nosso povo que é xenofóbico com os nordestinos. Do nosso povo, o povo brasileiro que aprendeu com os norte-americanos como realmente perder o senso do que é certo, errado ou discutível.

Como está escrito no blog Cadê meu Dorflex, “essa ânsia por ser alguém, ou não ser ninguém, faz com que as pessoas externem uma pequena fração do que elas são de verdade…….Outras ‘qualidades’, como ser ácido, cínico, sarcástico e irônico também são vistas com bons olhos hoje em dia. Na verdade todas são variações da mesma falácia. O sujeito tem a audácia de se auto-definir como uma pessoa ‘ácida’. Me pergunto se ele consegue derreter metais se encostar nestes.”




Anúncios

Written by _ricardo

11/12/2010 às 15:58

Publicado em Papo sério

Tagged with , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: