Blog do @_ricardo

Cinema, economia, música e atualidades convergem aqui

Review do RockMelt: o navegador das redes sociais

with 6 comments

Do mesmo criador e idealizador dos browsers de Internet (e criador do Netscape, 1º programa de acesso a Internet semelhante aos que temos atualmente), nessa segunda-feira foi lançado o navegador RockMelt, anunciado como diferencial se comparado aos concorrentes principais (Internet Explorer, Firefox e Chrome): a integração com as redes sociais.

Após fazer seu download e alguns testes no seu desempenho faço deste post uma modesta revisão do navegador.

Primeiramente, é preciso ter uma conta no Facebook para usá-lo, pois sua inicialização se dá através de um login na rede. Fato que é aceitável, visto que o software tem como principal objetivo agregar as redes sociais à navegação em páginas comuns, para que o usuário dispense de programas adicionais e tenha todas as informações concentradas em um programa.

Criado a partir da estrutura do Chrome ele muito se assemelha ao navegador do Google, principalmente no que diz a pouca memória consumida, tendo uma velocidade de carregamento muito boa. Além disso, o estilo das abas e layout da barra de endereços e favoritos é praticamente igual. É nessa simplicidade de aprendizado que reside meu destaque para o software (+1).

Mas as semelhanças param por aí. (coloquei uma imagem dele acima para facilitar a visualização do que escrevo a seguir).

A principal inovação que o software agrega são as colunas na lateral esquerda e direita (chamadas de “edges”). A coluna da esquerda mostra em pequenos avatares seus amigos do facebook e tem a finalidade servir como janela para bate-papo com cada um deles. Para quem tem muitos amigos no Facebook, a dica é organizá-los através de favoritos que aparecem, então, no topo. A janela da conversação é mais simples que um programa como o MSN, porém muito eficiente, diria até, melhor que o GTalk da conta Gmail. Mas, a coluna que rouba mais atenção é a da direita, onde está a integração com as atualizações (recados, fotos, etc) dos seus contatos no Facebook e que na qual é possível adicionar contas do Twitter. Para ambas contas a cada mensagem recebida há uma notificação discreta no ícone da rede. Porém, o primeiro ponto negativo (-1) é devido ao fato de que a ação de tuitar não se dá junto ao botão do Twitter (nele você somente lê sua timeline e mentions). Para tuitar você utiliza o mesmo botão onde se atualiza status no facebook – primeuiro botão da coluna da esquerda.

Mas, um ponto positivo (+1) e a possibilidade promissora de adicionar na coluna da direita feeds de outros sites, como por exemplo, um jornal (funcionou bem com o Estadão e New York Times) ou até mesmo uma conta de Twitter que você sempre acompanha (as possibilidades são muitas). Além desses feeds, por ser baseado no Chrome, as mesmas extensões do navegador do Google rodam perfeitamente no RockMelt. Deste modo, a navegação fica completa ao agregar extensões usuais, como a conta de e-mail (Yahoo, Gmail, Hotmail), pesquisa na Wikipedia, tradutor instantâneo. E o melhor, as extensões instaladas no seu RockMelt são as mesmas que você verá ao usar o RockMelt em outro computador, pois ficam gravadas na sua conta de usuário (+1). Mas, por ainda estar na versão Beta as futuras versões devem aumentar possibilidades de integração. Porém, não se engane: acho difícil o Orkut receber uma atenção especial como ocorreu com Facebook e Twitter. Escrevo com muita convicção que a migração Orkut > Facebook realmente compensa.

Mas, a coisa mais legal (+1) do programa é a fácil disseminação de conteúdo via Facebook (que é a premissa do RockMelt), pois em QUALQUER site/reportagem/conteúdo é possível clicar no botão Share na barra de endereços e compartilhar o conteúdo com seus amigos – simples assim. Aos usuários mais afoitos, recomenda-se aí controle pois, realmente, com a facilidade existente, a vontade de compartilhar links no Facebook pode ultrapassar o limite do bom senso.

Outra particularidade está na pesquisa, com sua Barra de Pesquisa cujos resultados não abrem em uma nova aba (a menos que você queira), mas sim num pequeno pop-up que permite melhor visualização dos sites dos resultados, sem que se feche a relação de todos resultados. Abaixo está um exemplo que testei procurando o filme Poderoso Chefão, em inglês The Godfather.

Enfim, listei nesse texto 4 importantes pontos positivos do navegador e 1 ponto importante negativo. Logo, essa parcial “Vitória” do RockMelt encoraja a apostar nesse navegador em duas frentes:

– como promessa de desenvolvimento de extensões, apostando sempre na simplicidade e CONVERGÊNCIA de informações;

– como modelo a ser copiado pela concorrência (que sempre faz isso. Foi assim com as abas, extensões,…..).

Ressalto ainda, que a rapidez do software, bem como a simplicidade de integração podem ser responsáveis pela fácil perda de foco num trabalho que exija atenção (imagina a cena: você tentando fazer algo importante na internet e de repente começa a conversar pelo chat, enviar links de vídeos legais do Youtube, verificar seu Twitter, e quando se dá por conta deixou de fazer seu trabalho). Mas, isso transcende o RocketMelt: a evolução do modo como as informações são disseminadas nos coloca num momento crucial de aprender a lidar e filtrar o que nos é relevante.

Ficou curioso para baixar o RocketMelt ? Para isso, você precisa ou receber o convite de algum um usuário que já utilize ele (e seja seu amigo no Facebook) ou solicitar um convite através do site oficial clicando aqui.

Bom uso do RockMelt. Abraços.

Discordou ou tem dúvida ? Deixe um comentário.

Update*

1 – Ainda não consegui abandonar o TweetDeck para tuitar, pois quanto a conta de Twitter o RockMelt fica devendo, mas estou usando ele e a navegação está sendo satisfatória.


Anúncios

Written by _ricardo

12/11/2010 às 00:12

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] da ideia de promoção sortearemos UM convite para o RockMelt, navegador tri bom que comentei nesse post, e até então, tem seu download limitado a convites de quem já […]

    Blog do Ricardo /

    12/11/2010 at 19:39

  2. Se conseguiu, pode me explicar como adicionar feed do hotmail? ou gmail à barra da direita?
    obrigado

    Natan

    13/12/2010 at 21:59

    • Olá Natan,

      para Gmail: o navegador já conta com um feed oficial deste mail. Para ativá-lo é só acessar seu e-mail normalmente e com a aba no Gmail e clique no último ícone da coluna (edge) que é responsável por adicionar os feeds. Daí, é só clicar em “Add” para o serviço GmailNotifier. Funciona muito bem.

      para Hotmail e outros serviços: você pode adicionar extensões do serviços (que são desenvolvidas para o Chrome mas, 99% delas funciona no rockmelte). para fazer isso clique no botão rockmelt à esquerda, no topo do navegador e em seguida Ferramentas e depois em Extensões e clique para “Obter extensões”. Basta procurar a desejada, pois elas são muitas.

      espero ter sanado suas dúvidas. mas, caso persistirem é só deixar um comentário aqui no blog 😉

      abraço,

      _r

      _ricardo

      13/12/2010 at 22:31

  3. Eu não gostei do aplicativo de twitter que vem nele, então resolvi baixar os outros do próprio Chrome. Porém, em todos eles estou tendo o mesmo problema: a aba que abre é menor que a do próprio aplicativo, fazendo com que eu tenha que arrastar para virar janela e expandir a lateral para poder ler meus twits. Tive que fazer isso com o ChromedBird, Tweetings e outros. Existe alguma forma de resolver isso? Ou algum lugar que aumente o tamanho da aba padrão?

    Mariana

    12/01/2011 at 15:32

    • Olá Mariana,

      infelizmente, não há uma solução para esse teu problema, já que essas extensões foram desenvolvidas para o Chrome, não podendo ser alteradas a esse ponto.
      Também não utilizo o aplicativo de twitter originário do RockMelt. Utilizo o software Tweetdeck, que além d eser bem completo e prático, recomendo muito.

      _r

      _ricardo

      14/01/2011 at 10:56

  4. Things You Must Know About Multilevel Marketing

    See the suggestions on this page and learn the best way to become successful at website marketing.

    You have to carry regular meetings for your personal group.
    It really is beneficial for the whole team once you all get together consistently.

    Set up your multi-level marketing internet site as being a training is established.
    Delivering crystal clear, that can increase your chances of enhancing your advertising abilities.

    These the two boost your community account and your
    advertising and marketing revenue.

    If you’ve decided to begin a MLM undertaking, it is essential to look at the total payment package that is certainly open to you and which possibly you might have partnered or teamed track of. While you are certain of the total amount and consistency of your payments and any other advantages you could have visiting you, you will be aware regardless if you are spending your time sensibly or ought to be available to other available choices.

    Make your gatherings restricted to one hour in size. In the event the multilevel marketing getting together with takes a long time, it will seem to be more complicated and time-taking in on the prospect.

    Analyze whatever you unsuccessful and consider the info acquired to coronary heart.

    In the event you noticed an advert saying it is possible to “make countless numbers monthly with your leisure time!!!, you will not achieve success. You will need to operate extremely challenging at Multilevel marketing in order to be successful. Make yourself a assure that you just will make the most work daily, and this will pave just how for any solid foundation in multi-degree marketing.

    You should generate thorough objectives for each element of your current marketing plan. This may inspire you some thing to strive for and push you to definitely keep going.

    A great way to evaluate your multiple-stage marketing and advertising can be as a angry dash to sign up the most participants.

    You need to know just as much as it is possible to concerning your product.

    Examine self-sufficient marketers to view how to design yourself when working with multilevel marketing pros are accomplishing and learn from their positive results.

    You cant ever make sure that is thinking about what you must promote.

    As you need to create a site for network marketing, utilizing social networking sites will surely get you going.An appealing and effectively written weblog, frequently current blog is a good method to add more, once you have an internet site and are on social websites sites. Your group boosts along with your on-line reputation in the societal setting.

    Everyone loves to get something perfect for only a great deal!Search for network marketing business that include coupon codes to talk about with the buyers. Men and women may well be more likely to take an interest in your merchandise when they have a reduced cost.

    Just before committing anything in to a marketing and advertising company make sure to analysis them the BBB. There are numerous legitimate companies on the market, but there are numerous not great ones as well. You have to guarantee that this expenditure is protected.

    The tips in this post will help you to raise the success rate. Finally, your goal is to bring in as much earnings as is possible. Make sure you apply all of the information you may have been offered on this page, and press yourself to become successful.

    Iuvare Xango

    27/02/2013 at 07:46


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: